PARCEIROS DO PROJETO ESTEAM REUNIRAM-SE NO GEOPARK NATURTEJO de 15 a 17 de Outubro de 2018

2018-10-29 04:23:24

PARCEIROS DO PROJETO ESTEAM REUNIRAM-SE NO GEOPARK NATURTEJO

A quinta reunião de parceiros do projeto ESTEAM, co-financiado pelo programa europeu Erasmus+ realizou-se em Monsanto (Idanha-a-Nova) e Moitas (Proença-a-Nova). O Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO organizou o encontro em parceria com o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, entre 15 e 17 de Outubro de 2018. O Município de Idanha-a-Nova e o Centro de Ciência Viva da Floresta (CCVF) apoiaram a organização do encontro. Participaram na reunião representantes do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO, do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro de Idanha-a-Nova, do Geopark Idrija – Geoparque Mundial da UNESCO, da Escola Básica de Črni Vrh, do Departamento de Geologia da Universidade de Ljubljana, do Geopark Magma – Geoparque Mundial da UNESCO; da empresa Locatify (ICT).

O projeto ESTEAM decorre entre setembro de 2016 e setembro de 2019. Das três partes fases que constituem o projeto, os parceiros encontram-se a trabalhar na segunda, que corresponde à criação da aplicação móvel (APP) “TeachOUT” – TeachOut Outdoor Treasure Hunt. Os conteúdos criados e novas tipologias de desafios e questões a usar na APP estão a ser testados e aperfeiçoados. No final do ano letivo passado, os alunos, nos 3 geoparques realizaram o teste-piloto, na versão em papel, durante a saída de campo no trilho pedestre selecionado. Os inquéritos pós-teste-piloto, preenchidos pelos alunos, foram alvo de análise e serão tidos em conta na versão digital da APP. Durante o primeiro período do presente ano letivo decorrem os teste-piloto da versão digital da APP, também em saídas de campo, usando desta vez tablets e telemóveis. No Geopark Naturtejo a aplicação móvel é dedicada ao Geomononumento Monte-Ilha de Monsanto, percorrendo-se uma parte da Rota dos Barrocais.

A quinta reunião do projeto foi essencialmente dedicada à análise e avaliação da versão em papel do teste-piloto e à discussão sobre os melhoramentos técnicos e desafios a incluir na versão digital da APP. Nas atividades outdoor, os parceiros puderam visitar o Monumento Natural das Portas de Ródão, em Vila Velha de Ródão, através de uma viagem de barco e realizar parte do percurso pedestre da Rota dos Barrocais, no Monte-Ilha de Monsanto para testarem a primeira versão digital da APP “TeachOUT”, usando smartphones ou tablets. O encontro permitiu ainda uma visita guiada ao Centro de Ciência Viva da Floresta, entidade parceira dos Programas Educativos do Geoparque Naturtejo. Ao longo dos três dias experimentaram ainda iguarias da gastronomia local, incluindo geoprodutos.

Em Janeiro de 2019 os parceiros reunir-se-ão novamente, no Geopark Magma, para analisarem os avanços relativos à APP e para participarem numa formação na plataforma Web. Em Abril cada geoparque organizará no seu território uma ação de formação destinada a professores, para apresentação desta nova ferramenta de ensino-aprendizagem, de forma a promover a utilização desta nova ferramenta pedagógica completa para o ensino de Ciências Naturais, na escola e em casa.

Visite o website do Projecto ESTEAM e acompanhe a sua evolução em: esteamproject.eu

Geonaturescola

geonaturescola

A GEONATURescola do Geopark Naturtejo é uma escola onde se pode ensinar ou aprender geociências e ambiente, numa imensidão de espaço - 4600 km2 - e sobre uma imensidão de tempo - 600 milhões de anos - através de Programas Educativos ou de Programas Geodivertidos