Saķda de Campo L

Saída M – A Geodiversidade nas Terras do Lince

De: Naturtejo

Com: Monitores da Naturtejo, Alunos e Profs. da Escola…

Género: Acção e Aventura, ao vivo e a cores

Classificação: Alunos maiores de 10 e Professores maiores de 21 anos

Estúdios: Vila de Penamacor + Balneário das Termas das Águas + Minas de Ouro Romanas de Penamacor (Covão do Urso e Presa) e Reserva Natural da Serra da Malcata

Duração: 4 horas (6 horas se incluir a opção 1 ou opção 2)

Ensino Secundário: percurso completo na vila (extensão – 5 km)

2º e 3º EBásico: percurso adaptado (extensão – 3 km)

Disciplinas: Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Geologia, História e Educação Física

Argumento:

Os alunos e professores dirigem-se ao geossítio Miradouro do Quartel, onde obtêm uma belíssima visão panorâmica da área sul do concelho de Penamacor e onde interpretarão a evolução da paisagem desde há 600 Ma. Saem do antigo Quartel e partem à descoberta da geodiversidade na vila, observando sempre com muita atenção as rochas utilizadas em todo tipo de construções da vila, desde a calçada, aos muros, às fachadas das casas e observam também os pequenos afloramentos que servem de base para casas e muros. Seguem em direcção à calçada romana e depois entram em veredas ladeadas por muros de antigas hortas, que se localizam no caos de blocos da encosta do inselberg de Penamacor. No caminho, por entre oliveiras centenárias e nicreiros vão à conquista da Fortaleza. Chegados ao Cimo de Vila, podem contemplar a magnífica paisagem que se avista a partir da imponente Torre de Menagem, o Poço d’El Rey, a Torre do Relógio, a muralha medieval e a antiga Casa da Câmara. Vão na direcção da Mata da Câmara e procuram indícios da auréola de metamorfismo de contacto entre xistos e granitos. Na Mata, os mais perspicazes poderão descobrir a “Casa do Ramalho”, uma pequena “gruta” formada por dois blocos graníticos que apresentam fracturação poligonal. No regresso ao ponto de partida passam pelo Convento de Stº António e pelo edifício da Câmara Municipal. Chegados ao antigo Quartel visitam o Museu Municipal, para conhecer valores patrimoniais do concelho. No Museu Municipal podem ainda visitar até Abril de 2016 a exposição "ab initio Geologicamente".

Opção 1 - As águas terapêuticas dos granitos das Termas das Águas

Duração: 2 horas

Visita às instalações do balneário termal das Termas das Águas, o único licenciado no concelho de Penamacor, e relacionar com o enquadramento geológico envolvente.

Opção 2 - A Flora da RNSM e as Minas de Ouro Romanas de Penamacor

Local: Penamacor (próximo da Carreira de Tiro), na área da Reserva Natural da Serra da Malcata

Duração: 2 horas

Introdução sobre o geossítio Complexo Mineiro Romano, de exploração de ouro, a Mina da Presa e Covão do Urso. Percurso com cerca de 1,5 km até à margem do grande vale da exploração de ouro Romana, o Covão do Urso. Ao longo do trilho são identificadas algumas das espécies características da flora da Reserva Natural da Serra da Malcata.

Fazer inscrição →

Geonaturescola ?2024 - Visitantes: 623298 - Desenvolvido por: citricweb.pt