Sada de Campo B

Género: Acção e Aventura, ao vivo e a cores
Classificação: Alunos maiores de 5 e Professores maiores de 21
Duração: 5 horas

Trilho Pedestre: PR5 - Rota dos Barrocais (7 Km)

Disciplinas: Estudo do Meio / Biologia e Geologia / Geologia + Educação Física / Ciências Naturais + História + Educação Física

Os alunos e professores, depois de chegarem à aldeia mais portuguesa de Portugal, iniciam o trilho que permite a ascensão até ao topo do Monte-Ilha (Inselberg), por entre o caos de bolas de granito, paisagem do tipo barrocal. Próximo do Castelo, contemplam as ruínas da Capela românica de S. Miguel, datada do séc. XII. Já no interior do Castelo Templário do mesmo século, têm uma vista deslumbrante sobre toda a paisagem envolvente e escutam a história de cercos de outros tempos. Rumam, agora, em direcção à aldeia histórica e apreciam a arte e engenho dos Monsantinos, patente na arquitectura das suas curiosas casas, em perfeita harmonia com a Natureza, atingindo o seu auge na “Casa de uma só telha”! Já dizia Cardoso Mata: “Nunca se sabe em Monsanto… se a casa nasce da rocha, se a rocha nasce da casa”.

Depois duma paragem para fazer piquenique, dar dois dedos de conversa com os simpáticos e pacientes Monsantinos, verem ou comprarem marafonas ou adufes, artesanato típico da aldeia, continuam a caminhada. Desta vez, partem do centro da aldeia e descem pelo trilho que os leva à base do Inselberg. Chegados ao destino, observam enormes bolas de granito, uma delas fendida que apresenta 15 m de altura e quase 4000 toneladas de peso! Em seguida, olham para o topo do Mons Sanctus e têm uma visão geral do caos de bolas que se estende ao longo da vertente do grandioso geomonumento. De repente, um aluno exclama: “Olhem está ali outra igreja românica e junto a ela há um campanário em cima de uma grande bola de granito! Como será que faziam quando queriam tocar o sino?”. Trata-se da igreja românica de S. Pedro de Vir-a-Corça e é hora de mais uma lenda ouvir: a de S. Pedro de Vir-a-Corça! O motorista do autocarro aguarda-os, é tempo de regresso a casa.

Fazer inscrição →

Geonaturescola ?2024 - Visitantes: 619675 - Desenvolvido por: citricweb.pt