Saída de Campo I

As andanças do granito talhado p´los canteiros de Alcains

Género: Acção e Aventura, ao vivo e a cores
Classificação: Alunos maiores de 3 e Professores maiores de 21
Estúdios: Museu do Canteiro, Pedreira e Unidade de transformação de granito da Empresa Manuel Martins LDA., em Alcains
Duração: 6 horas

Disciplinas: Estudo do Meio / Ciências Naturais / Biologia e Geologia / Geologia

Alunos e Profs. chegam a Alcains e começam por visitar uma das pedreiras de exploração de granito da vila de Alcains, formado há aproximadamente 300 Ma, localizada junto à ermida de Santa Apolónia. Devido à exploração do granito ficaram expostos afloramentos onde podem ler informação geológica para melhor compreender as rochas magmáticas plutónicas e enquadrá-las adequadamente no ciclo das rochas. De seguida deslocam-se a uma unidade de transformação de granito, onde podem ver como actualmente se trabalha o granito e algumas das suas utilizações.
Por fim, visitam a exposição permanente do Museu do Canteiro “O labor do Canteiro”. Em meados do séc. XX existiam cerca de 500 canteiros a laborar nas pedreiras de Alcains. Hoje, a realidade é bem diferente, são poucos. O Museu do Canteiro é uma instituição do Município de Castelo Branco que tem por objetivos estudar, preservar e divulgar as práticas e vivências do trabalho do canteiro. O Solar dos Goulões é o edifício que alberga o museu e é por si só um belo exemplar da aplicação de trabalho de cantaria. A exposição permanente “O Labor do Canteiro” desenvolve-se ao longo de um percurso que acompanha as fases de intervenção sobre a pedra com vista à produção de cantarias. Os alunos, munidos de um guia de exploração da exposição poderão descobrir quais os utensílios mais antigos e tradicionais utilizados pelos canteiros e as inovações que deram origem às maquinarias que os substituíram. A exposição documenta práticas e técnicas que conduzem à produção de formas ou à elaboração estética da pedra e dão conta dos traços fundamentais da evolução da actividade pétrea em Portugal.
Depois desta saída de campo ficarão a conhecer e compreender melhor os processos desde o passado até ao presente, de extração e transformação do granito, desde a pedreira até chegar às nossas casas.

Fazer inscrição →

Geonaturescola ?2024 - Visitantes: 619164 - Desenvolvido por: citricweb.pt