Saída de Campo K

Bio e Geodiversidade do Canhão Fluvial do Erges - Segura

Género: Acção e Aventura ao vivo e a cores

Classificação: Alunos maiores de 3 e Professores maiores de 21anos

Estúdios: Centro de Interpretação da Biodiversidade "Terras de Idanha", em Segura e Geomonumento Canhão Fluvial do Erges, em Segura - Parque Natural do Tejo Internacional (Idanha-a-Nova)

Duração: 3 horas (4h30 min se incluir a Opção 1: Visita à Quinta do Valado, da Empresa "Aromas do Valado").

Trilho Pedestre: 600 metros (entre o CIB e a margem do rio Erges)

Disciplinas: Estudo do Meio / Ciências da Natureza / Ciências Naturais / Biologia e Geologia / Conservação da Natureza

Alunos e Professores visitam o Centro de Interpretação da Biodiversidade "Terras de Idanha", localizado junto à aldeia de Segura, percorrendo os seus painéis e equipamentos de exploração interativa para responderem às questões do guia de exploração. Em seguida saem do CIB e deslocam-se a pé por um pequeno trilho até à margem do rio Erges, próximo do Canhão fluvial. No percurso até ao rio, já em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, vão identificar as espécies da fauna e flora que lá existem bem como a geodiversidade que as suporta. Podem ainda visitar ali na proximidade as ruínas de um moinho de rodete e a Ponte de Segura, que une Portugal a Espanha, já que o Erges é a linha de fronteira.

Opção 1 - Visita pedagógica à Quinta da Valado, da Empresa Aromas do Valado

Local: Quinta do Valado, próximo da aldeia de Segura

Duração: 1h30 min

Depois de identificação de plantas no percurso entre o CIB e o rio Erges e de terem visto alguns exemplos das aplicações da biodiversidade de uma forma sustentável, nos painéis da exposição do CIB, alunos e Professores vão conhecer um exemplo concreto do uso de plantas de uma forma sustentável, na maioria autóctones, para elaboração de produtos biológicos por uma empresa inovadora, do concelho de Idanha-a-Nova.

Na quinta da Aromas do Valado existem diferentes espécies de plantas aromáticas e medicinais (sobretudo plantas autóctones), as quais apelam aos sentidos e nos remetem para saberes milenares. A aplicação destas plantas é vasta e diversificada: integram-se na culinária, no processamento de matéria-prima para a cosmética, perfumaria, indústria farmacêutica, etc., aromatizando cada setor onde são utilizadas.

O percurso, das visitas pedagógicas à quinta, contempla uma visita guiada ao jardim mãe, ao pavilhão agroindustrial, envolvendo a participação dos técnicos responsáveis por cada área da empresa. Na trajetória é partilhada informação sobre a utilização das plantas no processo de fabrico dos produtos.

Geonaturescola ?2024 - Visitantes: 623249 - Desenvolvido por: citricweb.pt