Saída de Campo F

Ao encontro de curiosas formas graníticas moldadas pela água, na Serra da Gardunha

Género: Acção e Aventura, ao vivo e a cores
Classificação: Alunos maiores de 11 e Professores maiores de 21
Estúdios: Serra da Gardunha
Duração: 5 horas (6 horas se incluir Desportos de Natureza opcionais: (Canoagem, Tiro com Arco)

Trilho Pedestre: PR1 - Rota da Gardunha (9 Km)

Disciplinas: Ciências Naturais / Biologia e Geologia / Geologia + Educação Física

Alunos e Profs. chegam à aldeia do Casal da Serra e encontram junto à “Fonte da Igreja” um Painel Informativo do PR1- Rota da Gardunha. Apenas irão realizar metade deste percurso pedestre. Curiosos, percorrem as ruas da aldeia, passando por várias fontes, por um catavento e seguem o caminho que os leva à ” Casa da Floresta”. Durante o percurso por entre pinheiros bravos, estevas, rosmaninhos, fetos, etc., ouvem os melodiosos sons das aves que por aqui habitam. Mas afinal que rocha encontram pelo caminho? Dizem todos em uníssono: - O granito!! Avistam um parque de merendas e junto a ele um miradouro que permite observar uma superfície aplanada de onde se destacam relevos resistentes à erosão. É tempo de fazer a leitura desta paisagem, seguida de uma pausa para merendar! Continuando pelo caminho fora, chegam à Casa da Floresta, junto da qual há umas mesas onde podem almoçar! Depois continuam a subir para atingir a zona do Castelo Velho! Mas antes de lá chegar ainda outro miradouro vão encontrar, este com vista para o anfiteatro de Castelo Novo, onde um maravilhoso caos de blocos graníticos os aguarda! Daqui é zarpar para o Castelo Velho, em busca das curiosas formas graníticas, entre as quais existem espécies vegetais singulares (sítio da Rede Natura 2000)! Agora, começa a imaginação a trabalhar, pois o jogo de dar nome às pedras vai começar! E é altura de perceber como é que a água ajudou a moldar estas formas no granito. – Olhem esta bola granítica parece ter à superfície uma côdea igual à de uma broa de milho! – Eh lá, está aqui uma bola partida em duas metades! Será que foi um raio de trovoada que lhe caiu em cima? O trilho muda de direcção e convida agora os visitantes a entrar no país das pedras maravilha. – Qual será o Cabeço do Galo? Aquele cabeço parece um castelo! Muitas formas irão desvendar.

Saindo do Castelo Velho, em direção ao Casal da Serra, os pequenos cursos de água sucedem-se, e encontram-se várias captações de água. É que esta Serra, para além de maravilhosas rochas, tem fabulosas nascentes de água, algumas exploradas como águas de mesa, como as do Alardo e da Fonte da Fraga. Já perto da aldeia, avistam-se antigas casas tradicionais em granito, pois aqui na Serra o granito é rei! Regressam ao autocarro e deslocam-se a S. Vicente da Beira para conhecerem uma das empresas que explora águas desta Serra. Assim, vão visitar as instalações da Empresa Beira Vicente que comercializa a água de nascente Fonte da Fraga e fazem uma prova de águas.

Vitória, vitória, acabou-se esta história de estranhas, mas encantadoras formas rochosas moldadas pela água. Mas calma, neste programa, os desportistas podem ainda praticar escalada na Serra, tiro com arco ou BTT e canoagem na Barragem de Santa Águeda.

Fazer inscrição →

Geonaturescola ?2024 - Visitantes: 622834 - Desenvolvido por: citricweb.pt